• A NOSSA MISSÃO

Outras áreas de apoio

Transporte de doentes: A Delegação do Côa realiza Transporte de Doentes urgentes e não urgentes, com viaturas equipadas e com pessoal qualificado para a prestação de socorro e transporte. Para além do exigido por lei, a Delegação tem enfermeiros disponíveis, sempre que se justifique.

Cuidados de Enfermagem: Avaliação de diversos parâmetros, entre os quais Tensão Arterial, Frequência Cardíaca, Glicémia Capilar, Colesterol Total, Triglicerídeos, INR (em doentes hipocoagulados), Peso, Índice de Massa Corporal e Indicadores de Risco Cardiovascular e Comorbidades. Apoio domiciliário no tratamento a feridas, administração de injetáveis e recolha de sangue para análises clínicas.  

TVVD- Transporte de Vítimas de Violência Doméstica e TES- Transporte de Emergência Social: Foi adjudicado à CVP pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género um serviço de transporte, tanto em casos de vítimas de violência doméstica, como em situações de emergência social. A delegação do Côa colabora ativamente na execução deste serviço, cumprindo todos os requisitos exigidos, disponibilizando uma equipa diferenciada. 

Programa de Desfibrilhação Automática Externa: Vila Nova de Foz Côa é o único concelho com o Programa de Desfibrilhação Automática Externa em todas as freguesias. A utilização dos DAE´s é executada por operacionais residentes nas respetivas freguesias, devidamente formados. A nossa delegação é responsável pela formação dos operacionais e supervisão dos DAE´s, a fim de garantir o bom funcionamento do equipamento.

Projeto “Saúde Sobre Rodas”: Desde Agosto de 2010 que este projeto tem ao dispor uma equipa multidisciplinar constituída por enfermeiros (as), psicólogo (a) e assistente social, que se desloca semanalmente a todas as freguesias do concelho levando cuidados de saúde primários. Surge da necessidade de fazer chegar os cuidados de saúde indispensáveis à população mais isolada e dependente.

Ação Social: Sendo a Cruz Vermelha Portuguesa uma Instituição que desenvolve a sua actividade em torno da assistência humanitária e social, tem a Delegação do Côa da Cruz Vermelha Portuguesa procurado fortalecer a sua intervenção a este nível, através da prestação de apoio em variadíssimas áreas.

  1. Apoio Alimentar - apoiamos todos os meses mais de 40 famílias carenciadas, com bens alimentares, uma missão que tem sido possível graças ao emprenho dos vários voluntários envolvidos nesta causa que é de todos nós. Igualmente conscientes das dificuldades sentidas por algumas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do nosso concelho, a Delegação do Côa tem também procurado apoiar através da doação de alguns bens alimentares.

  2. Loja Social: tem como finalidade atenuar algumas dificuldades e necessidades imediatas das famílias com carências económicas, ao nível de vestuário, calçado, brinquedos e produtos para o lar.

  3. AJUDART: disponibilização gratuita de ajudas técnicas, desde cadeiras de rodas (simples, articuladas e pediátricas), andarilhos e canadianas. Mais de 150 pessoas já beneficiaram desta medida.  

  4. Portugal Mais Feliz: já candidatámos a este programa vários agregados familiares, em situação de vulnerabilidade económica. Tentamos colmatar lacunas em famílias com habitações que demonstrem extremas carências, aquisição de pequenos eletrodomésticos e na área da saúde com disponibilização de óculos, entre outros.

  5. Atividades com Reforço Alimentar (ARA): Consistem em atividades lúdicas (realização de jogos, acompanhamento ao estudo, visualização de filmes, entre outras) para crianças e jovens socialmente vulneráveis, com reforço alimentar (lanche). O objetivo passa por estimular o seu desenvolvimento pessoal e social.

Consultas de Psicologia: Avaliação Psicológica; Intervenção Psicológica Individual; Aconselhamento e apoio parental; Intervenção em situações de crise.

Apoio a eventos: A Delegação do Côa não é alheia ao que se passa na comunidade. Apoia eventos independentemente da sua natureza, fazendo prevenção de iniciativas como a Festa da Amendoeira em Flor, Torneios de Futsal, Concentração de Motards, Passeio Anual dos Idosos, Caminhadas, Apoio aos Peregrinos; Festas Religiosas, entre outros. Disponibilizamos, sempre que possível, equipa e meios diferenciados.

Campanhas de Sensibilização

  • Proteção Solar
  • Alimentação Saudável 

Teleassistência

Projeto CLDS 3G: Uma parceria entre a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação do Côa e o Município de Vila Nova de Foz Côa

Powered by jms multisite for joomla